A aeronave particular torna-se uma extensão da casa para quem conta com essa ferramenta para ganhar tempo e conforto no deslocamento. E por que não deixar esse ambiente personalizado e funcional para cada necessidade?
É o que muito proprietários de aeronaves vêm fazendo. Com mudanças que vão desde a revitalização do interior à instalação de sistema de entretenimento, a aviação executiva oferece serviços diferenciados de customização, mostrando como o retrofit é tendência no setor.
De acordo com Rodrigo Barbosa, diretor da Unidade de Manutenção Executiva da Líder Aviação, a customização é um diferencial para as aeronaves que estão há alguns anos no mercado e para quem deseja personalizar um modelo novo. “Para quem adquiriu uma aeronave seminova, por exemplo, a customização é uma forma de caracterizar o modelo à sua maneira ou até mesmo para deixa-lo mais moderno”, detalha.
Entre as mudanças mais demandadas para o interior das aeronaves estão a troca de iluminação pelo LED – garantindo mais modernidade ao ambiente –, mudança de estofados e instalação de opções de sistema de entretenimento como som e telas. Em alguns modelos, é possível mudar a posição do bagageiro para acima da asa, abrigando cargas maiores, como prancha de surf, e liberando espaço interno para maior conforto durante o voo.
Além disso, a customização de uma aeronave pode se estender ao painel, com um upgrade de analógico para o digital. “O glass cockpit faz parte dessa modernização da aeronave e existem outras melhorias que podem não ser visíveis, mas importam para a operação. O upgrade de aviônicos pode tornar a operação mais segura, gerar economia de combustível, entre outros fatores”, afirma Rodrigo Barbosa.
A Líder conta com a parceria de renomados arquitetos que, com base nas principais tendências e nos desejos dos clientes, desenvolvem layouts personalizados em 3D. A empresa conta ainda com uma oficina de pintura de aeronaves, mais uma forma de personalização.
Regulação pela ANAC
É fundamental que toda modificação esteja nas conformidades de segurança e que tenha aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “As modificações estruturais, como mudança da carga elétrica, exigem a aprovação do órgão oficial. Mas, hoje, há mudanças que empresas certificadas, como a Líder, podem realizar sem essa necessidade”, afirma Rodrigo Barbosa.
Ele destaca que, seja qual for a customização, é essencial que tudo seja feito com materiais próprios para uso aeronáutico. “É uma questão de segurança. Não se pode fazer a pintura com tinta de carro, por exemplo. Nem mesmo utilizar materiais que elevem o risco de fogo a bordo. É fundamental procurar uma empresa idônea e que respeite, principalmente, a segurança”, alerta.
Maior feira de aviação executiva
Os serviços de customização e outros diferenciais da Líder Aviação podem ser conferidos de perto na 16ª Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), segunda maior feira de aviação executiva do mundo, que será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Baixe nosso aplicativo