O primeiro semestre de 2018 foi marcado pela chegada, no país, do primeiro HondaJet com prefixo brasileiro. A aeronave, que já está completando suas primeiras 100 horas de voo pela América do Sul, vem surpreendendo os pilotos devido à sua alta performance, velocidade e tranquilidade durante o voo. Comprovando, assim, que o HondaJet chegou para representar uma nova era de jatos leves.
Quem vem aprovando esta experiência é o comandante Alexandre Spessato, que pilota o HondaJet desde abril deste ano. Aos 39 anos e com mais de 5.000 horas de voo ao longo da carreira, ele comenta que a experiência de pilotar a aeronave vem sendo satisfatória. “Este foi meu primeiro contato com jatos leves e a aeronave vem performando muito bem em diversas localidades, seja em pistas longas ou curtas. Estamos felizes com os resultados”, comenta.
Entre os atributos do HondaJet, Spessato ressalta que o silêncio da aeronave, devido à estrutura Over-The-Wing Engine Mount (motor acima das duas asas), é algo surpreendente e inovador. “Com um nível de ruído menor na cabine, os passageiros conseguem descansar durante um voo de trabalho ou à lazer. Recebemos relatos, inclusive, de que esse silêncio corrobora até para que a pessoa chegue mais disposta no destino e menos cansada por conta da viagem”, comenta o comandante.
Além do conforto sonoro, Spessato destaca a performance do HondaJet. “Temos percebido muito a questão do peso do comando de voo. Sentir o avião é muito gostoso, ele dá uma segurança de comando bem interessante, consegue manter 3.000 pés por minuto, na subida até 20.000 pés. São poucos aviões que mantêm essa performance”, comenta.
Tecnologia aliada à segurança
A tecnologia apresentada pelo HondaJet contribui, ainda mais, para a segurança do voo, de acordo com Spessato. “Cada voo que passa, nosso sentimento de segurança aumenta pela credibilidade que o avião vem nos dando. A aeronave apresenta inúmeros sistemas que confirmam isso: se não abrir oxigênio, nos é emitida uma mensagem, se não colocar o aeroporto de destino, outra mensagem. Ele monitora o voo todo, e isso aumenta a tranquilidade, reduz a carga de trabalho e possibilita um maior gerenciamento”, considera o capitão.
Para Philipe Figueiredo, diretor de vendas de aeronaves da Líder Aviação, empresa que é representante exclusiva do HondaJet no país, “o relato do piloto é uma comprovação de que a aeronave vem atendendo às expectativas do público e reforça o motivo pelo qual o jato figurou entre os mais vendidos da categoria em 2017”.
HondaJet na Labace
O HondaJet será uma das novidades da Líder Aviação durante a 16ª Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), segunda maior feira de aviação executiva do mundo, que será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Baixe nosso aplicativo