A LÍDER

Desde 1958 proporcionando mais tempo com a mobilidade executiva!

A Líder Aviação nasceu em Belo Horizonte/MG, das mãos do comandante José Afonso Assumpção. Um jovem aviador que em 1958, percebendo a falta de estrutura e de segurança das empresas de táxi-aéreo da época, entendeu sua vocação de oferecer soluções de voos seguras aos clientes. VOAR está no DNA da empresa.

Esta vocação traduz a missão da Líder e de toda sua equipe em atender a necessidade de seus clientes de voar com tranquilidade, conforto, facilidade, exclusividade, além claro, da segurança que só a pioneira em Aviação Executiva no Brasil pode garantir.

Qual é o seu próximo destino?

Seja ele profissional ou pessoal.

Um sonho, um projeto, uma realização, um desafio ou um grande negócio.

A Líder quer participar deste caminho e torná-lo o mais seguro e único possível. E para isso a empresa dispõe de muitos anos de experiência em soluções personalizadas em todos os segmentos da Aviação Executiva, sendo a única do Brasil a oferecer um portfólio completo no setor.

Escolha seu destino e nos conte o que precisa. A Líder encontrará a solução mais adequada para você:

  • Operações de Helicópteros Offshore.
  • Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves.
  • Manutenção de Aeronaves.
  • Compra e Venda de Aeronaves.
  • Serviços de Atendimento Aeroportuário.
  • Venda de seguros aeronáuticos.
  • Treinamentos para pilotos.

PROPÓSITO

TRANSFORMAR A MOBILIDADE AÉREA EM EXPERIÊNCIAS APAIXONANTES

VALORES

Segurança - Segurança é a nossa prioridade número um. Somos disciplinados, focados e seguimos as políticas, processos e procedimentos de maneira implacável.

Cliente - Os clientes são nossa razão de ser. Cuidamos e tratamos deles com carinho, atenção e sempre buscamos entregar o nosso melhor para proporcionar uma experiência verdadeiramente encantadora

Sangue Verde- Somos apaixonados pela Líder. Temos a ambição e a determinação para buscar resultados extraordinários, mas nunca em detrimento do serviço e da satisfação do cliente; somos protagonistas em nossa vida profissional, sempre buscando a melhor versão de tudo o que fazemos.

Gente - Somos um time. Prezamos pelo bem-estar das pessoas e fomentamos um ambiente colaborativo onde todos são tratados com respeito e empatia. Trabalhamos bem juntos, independente de afinidade pessoal ou hierarquia, valorizamos a diversidade de opiniões e resolvemos conflitos com uma comunicação cordial, honesta e direta.

Inovação - Somos fascinados pelo novo e estamos abertos à novas ideias e possibilidades. A transformação do mercado está no nosso DNA, e é isso que nos mantém como líderes.

Histórico

LINHA DO TEMPO

1958

Marco na aviação executiva do Brasil, a Líder foi inaugurada com o nome Táxi Aéreo Líder Ltda e a operação de um Cessna 170 de prefixo PT-AQU, comandado pelo fundador José Afonso Assumpção.


 
1962

A frota própria chega a 12 aeronaves Cessna, modelos 170, 172, 180 e 182. Aquisição do Beechcraft D185, primeiro avião bimotor utilizado pelo serviço de táxi-aéreo no Brasil. Concentração das operações em Belo Horizonte e Ipatinga, estabelecendo voos regulares para a zona metalúrgica de Minas Gerais, apoiando o desenvolvimento da indústria siderúrgica no estado.

  1963

Revolução no fretamento de aeronaves: aquisição de três aviões Aero Commander 500 B, com maior porte e capacidade para voos nacionais de longo alcance, sem escalas. Início das atividades do hangar da Líder Aviação no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). A empresa expande o portfólio de serviços: manutenção de aeronaves, hangaragem, assessoria de importação e venda de aeronaves.

  1964

A frota da empresa cumpre um papel estratégico na construção das barragens de Três Marias (MG) e Salto Grande (MG), ligando as principais cidades do país aos canteiros de obras.

 

1965

É constituída a Líder Táxi Aéreo S/A (Sociedade Anônima).

  1971

A Líder passa a representar no Brasil, a fabricante de aeronaves Learjet. É inaugurada a Base Santos Dumont, no Rio de Janeiro, RJ.

  1972

Início das operações na Amazônia para dar suporte ao projeto RADAM (Radar na Amazônia), com o auxílio de um avião equipado com radar e instrumentos específicos. É inaugurada a Base Congonhas em São Paulo, SP.

  1973

A Líder ganhou a primeira concorrência para prestação de serviços à Petrobras, interligando as plataformas de prospecção de petróleo na costa brasileira. Para essa atividade foram adquiridos oito helicópteros Sikorsky S-58T. É inaugurada a Base Brasília, DF.

  1975

Lançamento de jatos equipados com Turbofan (turbina mais silenciosa e econômica) pela Learjet, modelo 35, que são incorporados à frota da empresa. Construção do hangar de Belém, no Pará.

  1978

Inauguração do edifício-sede da Líder, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

1984
A Líder passa a ser representante, no Brasil, da Bell Helicopter Textron. A empresa conquista o posto de liderança no ramo da aviação executiva na América Latina. O portfolio da empresa cresce. Outras marcas representadas pela Líder, além da Learjet e Bell, são a Allied-Signal Aerospace (turbinas), Bendix King, Rockwell Collins e Honeywell (instrumentos eletrônicos).

  1986

Inauguração da Base Macaé, no Rio de Janeiro.

 

​1988
Início das vendas dos modelos militares de helicópteros da Bell Helicopter Textron. Nesse período, a Líder fecha parceria com a FlightSafety International.

 

1995
A Líder passa a representar uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo: a Raytheon Aircraft Company, ex Hawker Beechcraft Corporation. Construção de um novo hangar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Inclusão do helicóptero Sikorsky S-76A na frota própria da empresa.

  1997

Aquisição dos jatos intercontinentais Hawker 800.

  1998

Aquisição da empresa ATP – Aero Táxi Pampulha. Inauguração do Hangar III, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Inauguração do Hangar de Manaus, no Amazonas.

  2000

Com cerca de 1000 colaboradores, a Líder firma aliança com empresas internacionais como o grupo BBA-Signature, Composite Technology Inc. (CTI), entre outros. Fruto da parceria com a CTI, é criada a CTBrasil (Composite Technology do Brasil), inaugurada em dezembro deste mesmo ano. É inaugurada a Base Itanhaém/SP.

  2001

É inaugurada a Base Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Construção do Hangar IV no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Inclusão de mais um Hawker 800 na frota do Fretamento de Aeronaves. Como resultado da joint venture com a BBA, as Unidades de Negócios: Manutenção de Aeronaves e Atendimento Aeroportuário, passam a pertencer à Líder Signature.

  2002

Chega ao Brasil a primeira aeronave Premier I, da Raytheon, construída com materiais compostos. O avião revoluciona o setor de aviação executiva. A tecnologia aplicada em sua fuselagem proporciona mais espaço interno e menores custos de operação e manutenção. O Premier I possui a cabine mais espaçosa e a maior velocidade da categoria. A frota própria chega a 20 aviões e 27 helicópteros. A Base de Belém é reativada e, a de Recife, inaugurada.

  2003

A Líder passa a representar a CAE SimuFlite para venda de treinamentos para mecânicos, e simuladores de voos para pilotos. A Líder encerra a representação para vendas de aeronaves da Bell Helicopter Textron. As oficinas da Líder Signature continuam prestando todos os serviços de manutenção em helicópteros Bell nas suas bases em Recife, Brasília, Congonhas e Jacarepaguá, com a mesma qualidade e credibilidade de uma empresa credenciada pela própria Bell Helicopter Textron, como Centro de Serviços Autorizado. Aquisição de 10 helicópteros Sikorsky S-76C+. A Unidade de Operações de Helicópteros recebe a certificação ISO 9001:2000.

  2004

Aquisição de 10 novos helicópteros S-76C+ para atendimento às operações offshore. Início da representação dos modelos de helicópteros da Helibras/Eurocopter.

 

2005
A Líder muda sua marca para LÍDER AVIAÇÃO com o objetivo de mostrar toda a completude de produtos e serviços de aviação executiva oferecidos pela empresa. A Unidade de Atendimento Aeroportuário recebe a Certificação ISO 9001:2000.

  2006

Lançamento de três novos modelos de aviões pela Raytheon Aircraft Company: Hawker 750, Hawker 900XP e King Air C90GT. Certificação do Hawker 4000 pelo FAA (Federal Aviation Administration). É inaugurado o Centro de Treinamento da Líder, homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). É o primeiro centro, de uma empresa de aviação executiva no Brasil, a receber a homologação. Início da parceria com a Cemig, prestando serviços de inspeção e manutenção das linhas de transmissão de energia, utilizando helicóptero Bell 206 L4. Aquisição de seis novos helicópteros S-76C++ para atendimento às operações offshore.

  2007

Inauguração da Base Vitória, no Espírito Santo, e da Base Fortaleza, no Ceará. A Líder encerra a parceria para comercialização de helicópteros da Helibras/Eurocopter, mantendo a prestação de serviços de manutenção, como Centro de Serviços Autorizado. Lançamento dos novos modelos King Air C90GTi e B200GT. A Líder Aviação conquista um recorde de vendas, 55 aeronaves vendidas. Raytheon Aircraft Company é vendida para Onex Partners e GS Partners e passa a se chamar Hawker Beechcraft Corporation. É inaugurada a Base Campinas, em São Paulo, voltada para serviços de Atendimento Aeroportuário.

 

2008
Ano do Cinquentenário da Líder Aviação. Lançamento da aeronave Premier II. Inauguração de novo Hangar em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Aquisição de quatro novos helicópteros S-76C++ para atendimento às operações offshore. Lançamento da aeronave Hawker 450XP. Lançamento da aeronave King Air 350i.

  2009

Aquisição de três helicópteros S-76 C++ para atendimento às operações offshore. Novo Hangar de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, é homologado pela Hawker Beechcraft para serviços de manutenção em aeronaves Baron e Bonanza. Bristow Group passa a ser sócia da Líder Aviação com participação de 42,5% das ações. É inaugurada a Base Curitiba, no Paraná, e a de Natal, no Rio Grande do Norte, voltadas para serviços de Atendimento Aeroportuário. Aquisição de um helicóptero S-92 para atendimento às operações offshore. Lançamento da aeronave King Air C90GTx.

 

2010
Lançamento do Programa Decolar de desenvolvimento profissional cujo objetivo é disseminar a cultura organizacional e aprimorar os profissionais de forma a garantir a excelência dos atendimentos aos clientes. Aquisição de três helicópteros S-76 C++ e mais dois helicópteros S-92 para atendimento às operações offshore. Além disso, mais três aviões Premier I e 01 avião King Air C90 passam a integrar a frota de Fretamento de Aeronaves. Inauguração de um novo hangar no Aeroporto da Pampulha, em BH. Lançamento da aeronave King Air 250. Lançamento da aeronave Hawker 200. É inaugurada a Base Itanhaém, em São Paulo, voltada para atendimento às operações offshore.

 

2011
É inaugurada a Base Tefé, no Amazonas, voltada para atendimento às operações offshore. É inaugurada a Base Boa Vista, em Roraima, voltada para serviços de Atendimento Aeroportuário.

 

2012
Programa Decolar celebra o recebimento do XI Prêmio Ser Humano Melhores Práticas em Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Aquisição de 03 helicópteros Sikorsky S-92 para atendimento às operações offshore. Construção de um novo hangar no Aeroporto Internacional do Galeão e outro no Aeroporto de Campos do Goytacazes, no Rio de Janeiro. É inaugurada a Base Corumbá/MS, voltada para serviços de Atendimento Aeroportuário. Mudança da Hawker Beechcraft para Beechcraft Corporation.

 

2013
Início da parceria com Bombardier.

  2014

Inauguração do novo hangar de Itanhaém.

 

2015

Líder Aviação se torna representante exclusiva do HondaJet no Brasil

 

2016
Unidade de Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves conquista certificação Argus Platinum. Líder aviação é eleita a melhor fornecedora de serviços de atendimento na América Latina pela UAS International. A base de Congonhas, São Paulo, conquista a posição de melhor FBO da América Latina pela Professional Pilot.

 



2017
É inaugurada a base de Carauari, no Amazonas, voltada para atendimento e operações onshore. Líder Aviação conquista o primeiro lugar no prêmio Peotram, da Petrobras. HondaJet recebe certificação de tipo pela ANAC.

 

 


2018
Líder Aviação conquista o primeiro lugar no prêmio Peotram da Petrobras. Base de Congonhas é homologada para serviços de manutenção em HondaJet e motor Honda Aircraft. Chega o primeiro HondaJet com prefixo brasileiro. Empresa lança o seu primeiro aplicativo no mercado: o APP Lider Aviação, disponível para versões IOS e Android.



2019

Líder Aviação conquista o terceiro e último estágio do IS-BAO em serviços de táxi-aéreo. Pelo terceiro ano consecutivo, empresa conquista o primeiro lugar no Peotram. É firmada parceria com a Gulfstream como Centro de Serviços Autorizado da empresa no Brasil e se torna representante exclusiva para venda de peças da fabricante na América Latina. É eleita pela UAS International Trip Support, empresa global de Trip Planning, como a melhor fornecedora de serviços de ground handling da América.



2020

Retorno da operação Onshore na Província Petrolífera de Urucu, no estado do Amazonas. Conquista 1º lugar no prêmio Programa de Excelência Operacional de Transporte Aéreo e Marítimo (Peotram), da Petrobras, pelo quarto ano consecutivo. Faz adequações em toda sua estrutura e operação para as novas leis sanitárias estipuladas por causa da pandemia da Covid-19. Recebe autorização da ANAC para transporte de cargas biológicas, como exames laboratoriais, amostras biológicas, vacinas, medicamentos, equipamentos médicos e insumos hospitalares, no âmbito da pandemia. Implanta sistema que permite contratação de táxi-aéreo 100% online, agora também via seu website. Conquista o 1º lugar no Ranking do Programa Eficiência Logística do RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Realiza o primeiro voo com venda de assentos individuais com a aeronave Phenom 300, que realizou o trajeto de São Paulo (Congonhas) à Belo Horizonte (Confins), ofertando 7 assentos, comercializados a R$ 1.000,00 cada. Promove live sobre a força da aviação executiva, com participação da Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; professor Falconi, sócio fundador e membro do Conselho de Administração da FALCONI; e Marcos Moraes, empresário do agronegócio e piloto; com mediação do diretor de venda de aeronaves da Líder Aviação Anderson Markiewicz. Internacionalização do hangar da Líder no Galeão, com embarque e desembarques de voos internacionais.



2021

Líder Aviação alcança mais de 1 milhão de horas voadas em missões voltadas para a indústria de óleo e gás e energia. Recebe autorização da ANAC para transporte de oxigênio, como ação de atendimento e combate à pandemia da Covid-19. Anuncia a retomada da parceria com a Honeywell Aerospace para instalação e substituição de componentes aeronáuticos. Destaque em inovação: é a primeira empresa brasileira de Transporte Público a implantar o sistema de Diário de Bordo Digital (eDB). Honda Aircraft anuncia novo modelo de aeronave, o HondaJet 2600 Concept - que permite um voo transcontinental eficiente -, durante o Business Aviation Convention and Exhibition (NBAA-BACE). No Brasil, a Líder é representante exclusiva do HondaJet e Centro de Manutenção Autorizado.



2022

Líder Aviação conquista a IS-BAH em Atendimento Aeroportuário e recebe o IS-BAO Recognition Certificate pelos 15 anos do selo internacional de segurança, ambos concedidos pelo Internacional Business Aviation Council (IBAC). Na unidade de Operações de Helicópteros para a indústria de óleo e gás, foi incorporado à frota um novo modelo de aeronave, o AW-139.

2023

A Unidade de Manutenção Executiva de Aeronaves passa a atuar na manutenção de aeronaves argentinas (ANAC ARGENTINA) e europeias (EASA). E ainda, inicia as operações na base Sorocaba-SP, completa 40 anos ininterruptos como Centro de Serviços Autorizados Bell Helicópteros e renova o contrato como Centro de Serviços Gulfstream. Início das operações da Líder Aviação com o helicóptero H145 no mercado O&G Offshore Brasileiro e inauguração da base em Maricá-RJ. A Unidade de Atendimento Aeroportuário recebe o prêmio “Fornecedor Destaque do Ano na América Latina” pela empresa UAS durante a premiação UAS Outstanding Supplier of the Year Awards, que aconteceu na EBACE 2023, em Genebra. E, pela segunda vez, a Líder Aviação recebe o primeiro lugar do Prêmio SustentAr da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Lançamento do HondaJet ECHELON pela parceira Honda Aircraft Company, ampliando o portfólio de categorias de aeronaves novas da Líder Aviação.

 

 

2024

Junia Hermont assume a presidência da Líder Aviação. A unidade de Manutenção conquista a homologação da EASA para a manutenção em aeronaves europeias. E, ainda, a Líder abre novas turmas para o Programa de Formação Técnica em manutenção de aeronaves.

Chega o 16º S-92 na frota da Unidade de Operação de Helicóptero dedicada à indústria de óleo de gás.

A empresa é a primeira a ter uma base de aviação executiva no Brasil com alfândega e imigração 24 por 7 no aeroporto Internacional Tom Jobim. Durante o G20, a empresa é responsável por coordenar toda a operação de solo das aeronaves executivas na taxiway (M – Mike) exclusiva. Incorporação de um Gulfstream G450 na frota de gerenciamento.

Primeira instalação do Garmin G5000 realizada no Brasil é realizada pela equipe de manutenção da Líder.”